Menu
Rua Otto Benack, 300 - Sala 2
Bom Retiro - Joinville / SC Ver No Mapa
PLUGGED • 08/03 • Uncategorized

Qual a diferença entre um conteúdo B2B e um conteúdo B2C?

Por
suporte

Sabe aquela história de que a gente tem uma roupa adequada para cada situação e ninguém vai à praia usando terno, por exemplo? Pois é, essa história se aplica também aos conteúdos produzidos para B2B (business to business) e B2C (business to commerce/consumer).

Contudo, ao contrário do que se imagina, as diferenças entre um conteúdo para business e comercial não se concentram apenas entre o tom de voz sério x tom de voz despojado. Há muitos outros detalhes necessários para construir um conteúdo de relevância e alto valor informativo ao público.

Elencamos 3 diferenças cruciais que utilizamos aqui na Volts para a construção dos conteúdos de nossos clientes. Confira!

Definição do público

Como saber realmente se seu público é B2B ou B2C? A resposta para essa pergunta está extremamente relacionada à organização da sua empresa e ao público decisor de compra.

Se você precisa falar diretamente com empresas (ou pessoas que representam uma empresa), você faz parte do nicho B2B. Já se você se dirige ao grande público, sem necessariamente estar vinculado a uma empresa, seu público claramente é B2C. O produto ou serviço oferecido já fará automaticamente essa diferenciação, mas é sempre bom estar atento a esse fator crucial antes de começar qualquer produção de conteúdo.

Objetividade

Para ser assertivo, o conteúdo B2C, que é dirigido para o grande público, precisa entender e ir atrás das necessidades básicas e desejos desses consumidores. Por isso, grande parte das campanhas são focadas em relacionamento e conversão de vendas. De uma maneira geral, é como se pessoas estivessem falando para pessoas, em uma relação mais pessoal e transparente.

O B2B, por sua vez, acontece de maneira mais prática, focando na redução de custos, crescimento do lucro e geração de leads qualificados. São dados técnicos dirigidos diretamente ao público business e representado por empresas. Contudo, com a velocidade de comunicação das redes sociais, esse relacionamento tem se tornado a cada dia mais pessoal. Afinal, por mais que sejam representadas por empresas, há sempre uma pessoa por trás dessa relação.

Canais de comunicação

Os canais utilizados para colocar o conteúdo B2C ou B2B em prática, na grande maioria das vezes são blogs, redes sociais, email marketing e outros. A diferença se encontra na forma de uso desses meios de comunicação.

No caso do B2C, como o foco está no relacionamento, as redes sociais são um excelente canal para conversar com esse público, especialmente no Instagram e no Facebook. Blogs com conteúdos práticos e que sejam importantes para o dia a dia desse consumidor também apresentam ótimos resultados. Independente do canal, o conteúdo precisa ser relevante, verdadeiro e de forma clara e direta para se relacionar com o público.

O investimento em canais de nicho, no B2B, é mais importante. Com ciclos de venda mais longos, o B2B exige foco na geração, segmentação e nutrição contínua de leads, para que o resultado se traduza em vendas no médio e longo prazos. O Inbound Marketing, por exemplo, é uma ótima estratégia marketing para esse tipo de público. Além disso, Redes Sociais como o Linkedin ajudam a reforçar os laços pessoais existentes dentro desse tipo de relacionamento.

H2H

Independente do tipo de negócio, seja ele B2B ou B2C, o conceito de H2H - human to human - precisa fazer parte. A ideia dos precursores do Marketing H2H é se afastar do distanciamento entre empresa-cliente e criar relações mais humanas com o consumidor, focadas no respeito, em elos emocionais e no atendimento personalizado.

Tanto os consumidores finais quanto as empresas sentem maior credibilidade e conforto para fechar o negócio quando são impactados por conteúdos de relevância e que atendam suas necessidades de compra. Dessa forma, o bom conteúdo, independente do tipo de mercado, é a base para construir relevância e reconhecimento para a sua marca.

Deseja investir em Marketing Digital e não sabe por onde começar? Quer saber mais sobre as nossas estratégias de Marketing de Conteúdo para B2B e B2B? Entre em contato com a gente por aqui!

Compartilhe este post:
Vamos Começar um Orçamento? Como Podemos Ajudar?