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PLUGGED • 20/01 • Uncategorized

Link Building: o que é e como fazer

Por
Tanara Fagundes

Link Building é uma das principais estratégias de SEO e Marketing Digital. Ele é composto por um conjunto de técnicas com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego orgânico.

Na prática, é quando outras páginas da internet fazem menção à sua marca por meio de links, que servirão como porta de entrada para seu site. Deste modo, quanto mais links de qualidade apontarem para seu site ou blog, mais os algoritmos do Google entendem que ele traz conteúdo relevante aos usuários.

A essência do link building é apostar em ranqueamento proveniente da exposição do seu site em outros veículos online. Esses links têm o papel de mostrar ao Google a popularidade e a autoridade do site diante do mercado. O buscador investiga os links que direcionam para o site para saber se ele é bastante citado e se tem boas referências.

Deste modo, a inteligência do algoritmo permite também verificar o texto-âncora, o conteúdo em torno do link, a posição na página, entre outros fatores. E tudo isso impacta na indexação e no rankeamento da página que foi linkada.

Importância do link building e link ideal

Os links não apenas são importantes – eles são fundamentais para quem quer garantir pontos com o Google. Quanto mais backlinks de qualidade um site possui, mais autoridade ele constrói na web. 

Para ilustrar melhor, pense o seguinte: quando você recebe indicações externas para o seu site, o Google entende que ele é uma verdadeira referência no assunto. Em resposta, ele não hesita em elevar seu posicionamento no mecanismo de busca para entregar melhores experiências aos usuários. E é aí que acaba sendo definido o “link ideal”. 

O link ideal pode se dar por vários fatores, mas o mais importante deles é o texto âncora, por onde devemos começar, que está indicando para o seu site. É ele que vai ajudar o buscador a identificar os termos que estão relacionados ao site e, entre outros fatores, posicioná-lo melhor para as palavras-chave indicadas.

Para categorizar um link como ideal devemos levar em conta também o site onde o link está. Citações em sites que não fazem relação alguma com o site linkado, como um relacionado ao futebol recebendo um link de um outro de moda ou fofoca, não soa como algo natural. O link deve estar em seu “habitat natural”, ou seja, ele precisa fazer sentido no lugar onde está inserido. Deve haver uma relação contextual entre o site que está linkando e aquele que está recebendo o link.

O processo de construção do Link Building

No processo de Link Building, deve-se levar sempre em conta que os links conquistados para o site devem ser apontados às páginas importantes - e não apenas a página inicial. Isso serve para que haja uma melhor distribuição dos links.

Geralmente começamos o processo de link building com uma análise dos backlinks dos principais concorrentes online de site. Como os links são um dos fatores de maior peso no algoritmo do Google, analisar os links dos sites que ocupam as primeiras posições para as palavras-chave que desejam obter um bom posicionamento é uma necessidade. Com isso conseguimos definir estratégias e identificar sites onde é possível conquistar um link.

Quantidade X Qualidade

Até agora, você já compreendeu o valor dos links para qualquer estratégia de SEO. Mas a verdade é que nem sempre eles podem beneficiar o seu site. Um link de baixa qualidade ou considerado de má fé pelos algoritmos do buscador, pode contar pontos negativos.

Por isso, é importante conhecer as duas principais características de bons links:

  • Quantidade: diz respeito à diversidade de domínios que fazem referência à sua página. Quanto mais domínios linkarem para sua página e quanto mais variados eles forem, mais pontos você ganha.
  • Qualidade: uma grande quantidade de links de nada vale se não tiverem qualidade – e uma série de fatores vão influenciar essa etapa. Muitos deles têm a ver com a anatomia do link, assunto abordado e correlação com o seu site.  

Em geral, o importante é que o trabalho de link building seja feito da maneira mais natural possível, sem que os links pareçam forçados. 

Conheça algumas estratégias de link building 

Guest Post

Guest Posts ou Guest Blogging são artigos publicados em blogs ou sites de nicho. Eles são escritos por outras pessoas, que não o dono. Esses artigos são uma boa oportunidade para conquistar novos links, porque os blogs fazem uma referência linkando o autor do post. Além disso, também é possível incluir um link para o site no texto por meio de uma palavra-chave importante, gerando credibilidade.

Link Building - Infográficos

Infográficos são uma excelente fonte de informação e conteúdo que, na maioria das vezes, geram muitos links para o site. É o que chamamos de Link Bait - conteúdo de qualidade com alto potencial de linkagem.

Parceiros Comerciais

De todas as estratégias de link building essa é uma das mais fáceis, pois basta pedir para clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou qualquer outro tipo de parceiro comercial que tenha um site a inclusão de um link apontando para seu site.

Enfim, agora você já entende como funciona o link building. Comece a avaliar como está perfil de links das suas páginas atualmente, faça as correções e redirecionamentos e procure oportunidades de parceria e linkagem para melhorar os seus backlinks.

Conte com a Volts, somos uma agência especializada em Marketing Digital e estamos preparados tanto para analisar o tráfego, os pontos de conversão e de melhoria da sua estratégia. Vamos conversar?

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