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PLUGGED • 18/01 • Uncategorized

Como fazer Marketing de Conteúdo para as Redes Sociais?

Por
Tanara Fagundes

Nos dias de hoje, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas, de alguma forma, ao ambiente social. Com a Pandemia do Coronavírus, percebemos um aumento significativo de profissionais que tiveram suas vidas mudadas completamente e migraram para o modelo de trabalho home office, o que também aumentou a inserção no âmbito virtual. 

Por esse motivo, as redes sociais acabam sendo consideradas como a vitrine do seu negócio para o mundo. E isso faz com que o marketing de conteúdo seja uma peça fundamental para sua marca se tornar conhecida e ter uma boa consolidação no mercado. 

Para se ter uma ideia mais prática de como as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, TikTok) estão influenciando esta geração, seguem alguns dados importantes do relatório Global Digital Statshot de 2019:

  • 49% das pessoas baseiam sua decisão de compra em recomendação de influenciadores
  • As pessoas passam, em média, 2h22 diariamente nas redes sociais
  • 54% das pessoas utilizam essas plataformas para procurar produtos
  • O Instagram Stories tem 500 milhões de usuários ativos diariamente
  • 3,2 bilhões de pessoas (42% da população mundial) usam ao menos uma rede social

Dá pra ter uma noção do quanto as redes sociais vieram para ficar, não é mesmo? Deste modo, elas acabam sendo uma excelente ferramenta para tornar o seu negócio conhecido e alavancar as vendas. Entretanto, para que se tenha sucesso dentro deste cenário, é preciso não só ter um marketing de conteúdo, mas que ele também tenha estratégia e um planejamento correto. 

Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas para você ter um bom posicionamento nas redes sociais. Confira!

  1. Defina bem em quais redes sociais você divulgará a sua marca

Antes de qualquer coisa, é crucial saber bem em quais canais a sua empresa irá atuar. Não é necessário que ela esteja em todas as plataformas. Entretanto, é preciso saber quais são realmente importantes para a sua marca. 

O ideal é apresentar um conteúdo relevante, em vez de apenas replicar conteúdo em todas as mídias digitais, sem que haja muita coerência ou planejamento. Por exemplo, ao divulgar o link de uma nova publicação do seu blog no Instagram, talvez seja mais interessante pensar em um conteúdo ilustrativo, como um infográfico, para ilustrar e chamar a atenção do público para a postagem em si.

Imagens com muito texto, por exemplo, não chamam a atenção e cansam o leitor, o que faz com que seu engajamento seja prejudicado. Para o Instagram, o ideal é que apenas 25% da postagem tenha conteúdo escrito, para garantir a entrega adequada.

  1. Defina com detalhes a persona 

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores e encontrar, com base nisso, aquele “nicho” de pessoas que irá consumir o seu produto.

  1. Faça um planejamento coerente de postagens

Para garantir que suas ações de marketing de conteúdo para redes sociais sejam eficientes, é essencial contar com um planejamento de postagem. Por meio dele, é possível fazer uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva. Assim, é possível analisar com antecedência e pensar com calma, lapidando as ideias.

Por exemplo: existe alguma data ou algum momento que seja mais importante para seu negócio? Quais ações serão feitas nesses dias? Como será feito o planejamento digital das suas ações para engajar o público?

  1. Fale de outros assuntos além do seu próprio negócio

No início, o marketing era conhecido por ser uma via de mão única - a empresa sempre falava e o público não tinha voz para reagir à mensagem, sem que houvesse uma interação mais profunda. Deste modo, ele era focado apenas em vender, sem entender realmente a dor do cliente. 

O compartilhamento de conteúdo relevante, no momento exato em que o seu público precisa, faz a marca sair do estágio da interrupção e passar para o estágio da solução desta dor, o que é um completo divisor de águas no momento de fechar ou não uma venda. 

Deste modo, é preciso tirar o foco do produto e colocar o foco na solução do problema do cliente, e isso é possível se a empresa não fala apenas sobre ela o tempo inteiro. É preciso conversar com o usuário, trazer informações relevantes, ouvi-lo e oferecer soluções para seus problemas. Em síntese, é uma troca de conhecimento. 

Essas dicas, se colocadas em prática, podem fazer muita diferença no seu modelo de negócio, afetando positivamente seus números e alavancando as vendas da sua empresa. E se você precisar de ajuda profissional para aplicá-las no dia a dia da sua empresa, conte conosco. Somos uma agência especializada em Marketing Digital e estamos preparados para analisar o tráfego, os pontos de conversão e a melhoria da sua estratégia. Vamos conversar?

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