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PLUGGED • 07/08 • Redes Sociais

Por que utilizar o Marketing de Influência nas suas estratégias digitais?

Por
Paula Leão

Oi, meninas. no vídeo de hoje eu vou mostrar pra vocês os meus recebidos da semana!”. Sério, se você acha que estratégias marketing de influência são essencialmente o envio de produtos para divulgação, nós precisamos esclarecer algumas coisas. Entenda sobre porque é tão importante utilizar Marketing de Influência nas suas estratégias digitais.

Além do envio de mimos, o Marketing de Influência caracteriza-se como uma abordagem que pratica ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Nada de novo debaixo do sol, a única diferença é que com a democratização do conteúdo, esses influenciadores passaram a ser, a cada dia, pessoas tão comuns quanto eu e você.

Com a expansão tecnológica e os comportamentos digitais presentes no dia a dia, o conteúdo comercial das marcas passou a concorrer com conteúdo de pessoas (de altíssima qualidade, diga-se de passagem), que estabeleciam uma conexão muito maior com o público e expressavam exatamente o que o público desejava consumir.

Foi aí que a magia aconteceu. Cansadas da publicidade escrachada e incisiva, o vínculo entre o público e essas pessoas “reais”, tornou-se cada vez mais forte. Isso porque as pessoas gostam de pessoas, de contar e ouvir histórias, trocar experiências, falhas e fracassos. Ou seja, tudo é sobre relacionamentos e quanto maior o nível de confiança nesse vínculo, melhor.

As marcas, que não são bobas nem nada, passaram a enxergar nos influenciadores a figura perfeita de um mediador para se comunicar e ganhar a confiança do público. E não há nada de errado nisso, desde que seja feito de forma genuína, profissional e estratégica.

 

Anatomia de um Influenciador

  • Cria conteúdo original e exclusivo;
  • Não é, necessariamente, uma celebridade ou possui milhares de seguidores nas plataformas digitais;
  • Transmite confiança e credibilidade por meio dos seus conteúdos;
  • Possui uma conexão emocional genuína com sua audiência. O público se identifica com a sua história,propósito, personalidade, falhas e fracassos;
  • Tem impacto dentro de um nicho específico.

*Mais importante: não se auto-denomina um influenciador, mas é reconhecido como tal*

 

Onde minha marca entra nessa história?

Para utilizar Marketing de Influência como uma estratégia, sua marca precisa estar ciente de que como em qualquer ação de marketing digital, a execução é a chave. É preciso ter o objetivo bem claro e investir no mapeamento correto do influenciador que mais se encaixa com a sua empresa. Do contrário, corre-se o risco de cair na artificialidade de uma estratégia sem propósito e totalmente comercial. É aquele famoso “vou fazer porque todo mundo está fazendo”, sabe?

Tenha em mente que sua marca deve construir um relacionamento genuíno com o influenciador. Desse modo, precisa se identificar com o que ele cria, com seus valores e com o seu público. A partir do momento que você escolher um influenciador, tanto a pessoa, quanto tudo o que ela produz, passa a ser um conteúdo atrelado à sua marca. É por essa razão que o mapeamento de influenciadores precisa ser feito por profissionais especializados e que tenham uma visão do todo. Afinal, Marketing de Influência não é campanha, é uma relação a longo prazo.

 

O que esperar de ações com influenciadores?

  • Alcance de público direcionado;
  • Posicionamento de marca;
  • Fortalecimento de marca;
  • Associação de imagem entre marca e influenciador;
  • Proximidade com o público e conexão com a verdade;
  • Aumento na conversão ou intenção de conversão;
  • Aumento de base de seguidores;
  • Aumento da confiança ou preferência pela marca;
  • Recomendações, publicações e avaliações espontâneas.

Uma estratégia de marketing de influência eficaz exige tempo e esforço e a consciência de que os resultados não aparecem da noite para o dia. Não é sua marca falando de si mesma, como na publicidade tradicional. É uma pessoa real validando o produto ou serviço e comunicando sua experiência com sua rede.

Um lembrete importante! O influenciador sozinho não salvará sua marca se a sua estratégia for desalinhada. Se sua marca não tem consciência do seu porque e não souber transmitir isso para o influenciador que mais condiz com os seus valores, não apenas essa como nenhuma outra estratégia de marketing digital utilizada será bem sucedida.

É preciso organizar a casa antes de receber as visitas. É hora de enxergar o marketing como uma questão muito maior do que a simples execução de campanhas pontuais e com data de término.

Saiba como a Volts pode te ajudar a criar uma estratégia de Marketing de Influência. Clique aqui e entre em contato.

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