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PLUGGED • 20/03 • Marketing de Conteúdo

Saiba o que postar em cada rede social

Por
Gislaine Xavier

Para começo de conversa, temos uma pergunta para você: você sabe o que postar em cada rede social? Aposto que já aconteceu com você de estar lendo um artigo ou checando uma publicação, descobrir algo mais interessante e ir clicando em um link, depois em outro, e outro, e de repente você está com milhares (ok, não é pra tanto) de janelas abertas, com conteúdos diferentes da sua busca inicial. Agora, pense que o mesmo vale para sua rede.


Isso acontece, porque muitas marcas direcionam o conteúdo desenvolvido para plataformas sociais sob as quais elas não possuem autonomia. Com isso, concentram esforços em construir uma grande comunidade nessas páginas, mas ficam vulneráveis e a mercê do funcionamento dessas plataformas. Essa é só uma das razões pelas quais você precisa produzir conteúdo exclusivo, associado ao propósito da sua marca e mais que isso distribuí-lo nas redes sociais certas. As outras e o que postar em cada rede social a gente te conta neste conteúdo que é praticamente um bate-papo.

A rede social certa para sua marca

Você prefere chá ou café? Apesar de ambos terem o objetivo de  tornar a nossa conversa ainda mais agradável, cada um deles atende um determinado perfil. Concorda? 

O mesmo se aplica ao LinkedIn com o Facebook. O primeiro é uma rede especialmente profissional, ou seja, é ali que você fará networking. Já o segundo é uma rede muito mais descontraída na qual você consegue trocar ideias sobre os mais diversos assuntos sejam eles profissionais ou não. Escolhendo uma dessas opções, você também define o tom de voz e a linguagem que irá usar na sua comunicação. Logo, o tipo de conteúdo para cada uma das duas redes será diferente, até porque o público de cada rede nem sempre é o mesmo.

Por isso, acima de tudo você precisa saber quem é o seu público, pois só assim conseguirá perceber quais são as redes sociais que ele mais utiliza. Depois disso, fica mais fácil decidir em quais mídias você deve focar e assim, planejar os conteúdos que serão postados em cada uma delas.

Resumindo essa parte:  da mesma forma que você escolhe entre chá e café, você pode escolher entre uma rede social e outra. Isso mesmo, você não precisa estar em todas as redes sociais, mas sim ser uma presença efetiva naquelas em que o seu público-alvo se mostra mais engajado.

Defina um objetivo para cada publicação

Sim, tome uma dose forte clareza. Você precisa ter um objetivo não só para suas redes, mas também para suas publicações. Para saber o que postar em cada rede social, pense no que você pretende alcançar com as suas postagens:

  • Conquistar clientes?
  • Aumentar o número de seguidores?
  • Divulgar sua marca para um público novo?
  • Encontrar pessoas para trabalhar com você?

Sabendo aonde você quer chegar fica mais fácil escolher o caminho que te levará até lá, certo? Então, vamos a isso.

O conteúdo ideal para cada rede

Mais açúcar? Ah! Você gosta de adoçante. Temos também! 

O Facebook, é praticamente isso, atende todos os gostos. Por ser uma rede mais voltada para a interação social, valoriza assuntos que geram mais engajamento entre as pessoas. Ganham destaque os conteúdos que podem estimular os usuários a compartilharem e mencionarem os contatos da sua rede. Portanto, aí vai um conselho: publique nessa rede conteúdos de interesse de seu público-alvo. Reforçamos a importância de conhecer o seu público-alvo, notícias do mundo, do entretenimento do que mais seu público gosta? Isso a Volts também descobre para você, porque é o que vai gerar os likes, comentários,  compartilhamentos e o resultado que você realmente espera.

O Twitter tem limitador de caracteres, bem por isso agrada o público que busca informações rápidas e precisas, sem rodeios. É pá-pum! Focado em notícias ou assunto mais específicos, geralmente contém links que direcionam os leitores para uma página de conteúdo mais longo, para quem queira se aprofundar. É como se você pedisse: resume pra mim?! Ele é o espaço para as publicações voltadas para negócios e notícias atuais como pesquisas, estatísticas, artigos científicos, nada que ultrapasse 280 caracteres.

Já falamos do LinkedIn, mas para ilustrar melhor, imagine que se ele fosse uma pessoa ele seria um Sr. de Negócios. Sendo assim, todos os assuntos abordados por ele tem a ver com o seu empreendimento, novas oportunidades, economia, investimentos, tecnologia, sustentabilidade, responsabilidade social e tudo que esteja relacionado ao universo corporativo. Acredito que assim ficou mais fácil, para você visualizar o que a sua marca deve publicar nesta rede.

Vamos fazer uma selfie desse nosso momento juntos?

Pronto! Instagram é basicamente pra isso! É uma rede baseada em imagens e pequenos vídeos, que apresenta índices de engajamento bem elevados, devido as curtidas e aos comentários. Quanto a sua marca, poste fotos dos produtos ou serviços prestados pela empresa ou, ainda, executivos da empresa participando de eventos, colaboradores recebendo premiações, festas e confraternizações por exemplo. 

Pode ser interessante mostrar um pouco dos bastidores ou do público que utiliza um produto. Faça uso de hashtags relevantes nessa rede, para monitorar o que é dito sobre a marca, além de divulgar campanhas e promoções.

Uma rede que está em alta e não podemos deixar de falar é o Pinterest. A rede é muito utilizada para buscar ideias e criar álbuns, que funcionam como fonte de inspiração, principalmente quando os temas são receitas e moda. Muitos usuários do Pinterest estão a procura, ainda, de dicas de DIY (Do It Yourself, ou seja, Faça Você Mesmo), sobre reparos domésticos, organização e  projetos em geral, se a sua marca se encaixa nesse contexto vale investir.

O que mais você precisa saber sobre o que postar em cada rede social

Dizem que quem avisa amigo é…Então, já falamos dos conteúdos, da importância do seu objetivo e das redes e até sobre o que postar em cada rede social , agora temos algumas dicas para encerrar:

  • Utilizar hashtags irrelevantes, exagerar nas fotos dos colaboradores, negligenciar no português e a levantar temas que geram polêmica, como religião, esportes, política e daí por diante “CANCELA”. Sua marca não precisa disso, ao contrário ela pode incentivar seus seguidores a participarem de discussões saudáveis.
  • Jamais  deixe de responder seus seguidores. Lembre-se de que as redes sociais devem ser usadas aproximar a empresa do seu cliente e não apenas para divulgação de uma marca. 
  • Fique atento aos horários que devem ser priorizados, utilizando sempre imagens atrativas. Boas figuras atraem ainda mais a atenção do usuário.
  • E assim como postar demais pode irritar o seu cliente, não ter uma frequência nas postagens pode fazer com que sua marca caia no esquecimento. 

Essas duas últimas práticas podem resultar em unfollow, de forma que é importante saber o número de postagens ideal para cada rede, mas isso é assunto para a nossa próximo post. Enquanto isso, continue acompanhando nossas publicações nas redes sociais ;)

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