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PLUGGED • 18/01 • Marketing Digital

Marketing digital: seguidores, likes ou resultados?

Por
Paula Leão

Se tem uma coisa que precisa estar certa antes de você procurar uma agência de Marketing Digital para sua empresa é: o que eu quero com isso? Na maioria das vezes, o que acontece é que muitas pessoas nos procuram sem essa visão definida e acabam se deparando com inúmeras possibilidades no meio do caminho.

De todas as vertentes do Marketing Digital, a mais popular, sem dúvidas, é a criação de conteúdo para Redes Sociais. “Quero postar no meu Facebook e Instagram para ter mais clientes”. Certo, isso já é um objetivo, mas você já parou para pensar como o sucesso ou fracasso dessa tarefa será medido?

Além das Redes Sociais, o Marketing Digital possui inúmeras outras possibilidades. Inbound Marketing, Google Ads, Reestruturação de Sites, Landing Pages, Campanhas de E-mail Marketing, tudo isso está dentro desse pacote para posicionar uma marca digitalmente. Diante de todos esses trajetos, como saber qual é o mais adequado para a sua empresa? É possível optar por todos eles?

Pensar antes de executar

Uma das grandes vantagens de uma agência digital é contar com a expertise de profissionais que podem te guiar na escolha dos objetivos e estratégias para as ações de marketing da sua empresa. Quem domina o mercado e conhece as melhores ferramentas e principalmente, como executar os serviços da maneira correta, sabe orientar de forma verdadeira os cliente e não limitá-los em suas escolhas.

Talvez a estratégia que você busca não é a melhor para gerar os resultados que você espera. Se você planeja aumentar suas vendas, mas não possui um e-commerce, de que maneira vai identificar isso? Ou ainda, você deseja anunciar no Google Ads, porém seu site é antigo, sem informações e não responsivo, será que essa estratégia vale a pena?

A grande questão é que quem escolhe as estratégias mais eficientes, na verdade, é o seu público. Para se comunicar efetivamente com quem tem interesse no seu negócio, é necessário ir onde essas pessoas estão. Se o seu público tem uma maturidade virtual baixa e não utiliza Redes Sociais, será que esperar resultados imediatos desse canal é a melhor coisa a ser feita?

A importância da Definição de Métricas

Muitas empresas apenas desejam estar no digital porque seus concorrentes estão. Para medir o sucesso disso, se preocupam com o número de likes, número de seguidores e até a frequência de publicação, as famosas métricas de vaidade. Esses números oferecem até relatórios positivos, mas nenhum contexto para a tomada de decisões. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Definir as métricas antes de esperar apenas pelos resultados é o caminho mais efetivo para saber se suas estratégias estão funcionando. Após essa etapa, é preciso contar com uma análise de dados profissional para entender os resultados de uma maneira mais profunda e saber o que precisa ser revisto e até excluído.

Como já falamos por aqui tantas vezes, a análise de dados deixou de ser apenas um diferencial competitivo e tornou-se uma ferramenta crucial para qualquer tipo de negócio. No final das contas, a capacidade de analisar e saber o que é relevante ou não é o que conta para estratégias de marketing digital de sucesso.

Deseja investir em Marketing Digital e não sabe por onde começar? Quer saber mais como funciona o trabalho de análise de métricas e dados da Volts? Entre em contato com a gente por aqui!

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