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PLUGGED • 20/04 • Marketing Digital

Como uma live alinhada à estratégia de Marketing Digital pode trazer resultados positivos para a sua empresa

Por
Gislaine Xavier

Live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo pela Internet. Ela pode ser feita nas redes sociais (Instagram, YouTube, Twitter, Facebook e TikTok) que possuem uma ferramenta para o usuário fazer uma transmissão em tempo real. Por permitir interação, esse formato tem gerado um engajamento 10 vezes maior que um vídeo comum. Sabendo disso, queremos mostrar para você como uma live alinhada à estratégia de Marketing Digital pode trazer resultados positivos para a sua empresa.

O comportamento do consumidor tem mudado constantemente. Antigamente as pessoas se informavam e consumiam conteúdos pela TV, jornais e revistas. Hoje, a internet e as plataformas móveis com seus portais de notícias, blogs e redes sociais ocuparam esse lugar. Entretanto, em meio a falta de tempo, nem sempre é possível ler um artigo ou uma reportagem por exemplo, dando a vez aos vídeos. Nesse caso, o jogo vira. Por se tratar de um conteúdo mais dinâmico, o consumo desse tipo de material se torna fácil e ainda mais atrativo quando é transmitido ao vivo. A live, por exemplo, oferece um envolvimento maior entre o realizador e o espectador, possibilita interagir com outros usuários, aproximando as pessoas.

Ofereça autoridade e ganhe credibilidade para sua empresa

Ao produzir uma live que atenda às necessidades do seu cliente ou aguce a sua curiosidade, a sua marca mostra autoridade no que está oferecendo. Se a sua empresa convida alguém de confiança para explicar um determinado assunto, a tendência é que as pessoas associem a imagem da pessoa em questão a sua marca. Consequentemente, as mesmas percepções e sensações são transferidas aos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio. Apenas com esses dois pontos você já pode perceber como uma live alinhada à estratégia de Marketing Digital pode trazer resultados positivos para a sua empresa.

Alinhe lives à estratégia de Marketing Digital e atinja os seus objetivos 

As estratégias de Marketing Digital já se comprovaram extremamente eficientes para desenvolver, aprimorar a imagem de uma empresa e alavancar o crescimento do negócio como um todo. O fato é que a ferramenta que está em alta neste momento é o vídeo, ele tem se mostrado um dos recursos mais eficientes para garantir o crescimento da sua marca. E no futuro, a tendência é que ele, independente do formato, seja ainda mais forte, prático e dinâmico.

O formato de lives, por exemplo, é muito fácil de produzir. Desde que haja planejamento e organização, é possível gravar com recursos bem simples e manter a sua live alinhada à estratégia. Uma webcam ou celular pode alcançar várias pessoas em diferentes partes do mundo.Tudo depende do objetivo que a sua empresa quer atingir com esta transmissão, pode ser:

# Aumentar o tráfego do site da sua empresa;

# Aumentar o número de inscritos no seu canal do YouTube;

# Aumentar o número de assinantes da sua newsletter; 

# Criar links externos para o seu site; 

# Gerar leads;

# Reforçar a cultura da sua empresa;

# Aumentar o reconhecimento de marca (brand awareness).

Você não sabe como fazer isso? Fique tranquilo, a sua parte é entender o que o seu cliente precisa e estar preparado para oferecer uma solução. Do planejamento estratégico até a mensuração dos resultados da sua live a Volts pode ajudar você. Inclusive com a estruturação do marketing de conteúdo, para início de conversa, listamos algumas de nossas ideias.

Gravação de live.

Entregue conteúdo de qualidade e se surpreenda com os resultados

ENTREVISTAS 

Muitos negócios, para se posicionar como autoridade e compartilhar conteúdo relevante, produzem lives conversando com formadores de opinião ou especialistas em um segmento do mercado. A experiência de um profissional e as dicas oferecidas, além de serem relevantes para o seu cliente, ajudam a posicionar o seu negócio como formador de opinião. Quando precisar consultar uma marca de confiança futuramente, adivinhe de qual o seu cliente lembrará? 

Se você tem uma escola de música, pode entrevistar músicos conhecidos na sua região, até seus próprios professores. Uma clínica de saúde pode falar com médicos de várias áreas e profissionais do setor. Uma empresa de soluções financeiras pode dialogar com seus contadores e economistas, tudo ao vivo e possibilitando interações e trazendo o público para perto da sua marca. 

DEMONSTRAÇÃO 

Nada melhor do que mostrar a utilidade de um serviço ou produto e as suas vantagens ao vivo. Lives de demonstração de uso são excelentes para ajudar o usuário final a entender como o seu negócio ou produto vai ajudá-lo a solucionar a resolver seus problemas ou tirar suas dúvidas. Até por que, hoje em dia, quem lê um manual de instruções em uma folha de papel?

Com uma live de demonstração, você garante que o seu cliente entenda perfeitamente como utilizar o produto ou serviço que a sua empresa disponibiliza e ao mesmo tempo ajuda seus leads na tomada de decisão.

WEBINAR E SEMINÁRIOS

O grande atrativo desses eventos online é que possibilitam ao público ter acesso a insights, experiências e conhecimento, na maioria das vezes segmentado, de profissionais que se destacam na sua área de atuação. Porém, o grande atrativo para sua empresa é mostrar para mais pessoas, sejam leads, clientes ou parceiros, como o seu negócio promove e incentiva o compartilhamento de conteúdo relevante.

HOW-TO 

Quando se ensina um usuário “como fazer” algo, pode ter certeza que ele nunca vai se esquecer da sua marca. Esse tipo de live é uma oportunidade para você mostrar aplicações práticas do seu produto ou serviço, ou uma especialidade do seu negócio. Quem tem um restaurante reconhecido por um prato, pode dar dicas para os usuários que gostam de cozinhar, sobre como utilizar um tempero ou especiaria ao cozinharem. 

Cuide dos detalhes e garanta a valorização da imagem da sua empresa

Não esqueça de escolher um bom espaço para gravar, com isolamento acústico considerável. Um cômodo já é suficiente. Basta ficar atento à iluminação e providenciar alguns refletores e difusores caso haja necessidade. Lembre-se de que ter um background personalizado reforça a identidade visual da sua marca. 

Mantenha a live alinhada à estratégia do Marketing Digital

O mais interessante disso tudo é que não é necessário um investimento financeiro absurdo, como aconteceria em outras mídias. No digital, não há necessidade de pagar por um espaço na programação de um canal, menos ainda pelo tempo de exibição e sem gastar com impressos que impactam no meio ambiente.

Resultados de marketing digital

As lives, neste caso, permitem uma segmentação e uma aproximação muito mais proveitosa ao público. A mensagem é direcionada para quem realmente lhe interessa e com quem, de fato, precisa da sua empresa. Além disso, mensurar e controlar as ações é muito mais fácil por meio de indicadores de performance chave, o que torna a tomada de decisões relacionadas a investimentos e estratégias muito mais precisa.

Contudo, está mais do que comprovado que uma live alinhada à estratégia de Marketing Digital pode trazer resultados positivos para a sua empresa, já que os modelos tradicionais de transmissão estão ficando para trás. Para a sua empresa siga em frente basta uma câmera na sua mão, que a estratégia digital já está na nossa cabeça. Vamos conversar e desenvolver juntos o seu negócio?

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