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PLUGGED • 03/10 • Marketing de Conteúdo

LinkedIn como canal de sucesso para marcas B2B

Por
Paula Leão

Muitas empresas B2B olham para as estratégias de marketing digital atuais, especialmente em social media, e se perguntam se podem aplicá-las da mesma maneira que as empresas B2C. De modo geral, podemos dizer que existem algumas diferenças entre o marketing B2C e B2B, contudo, o que muita gente esquece é que os clientes B2B também são pessoas. Veja nesse post algumas estratégias para utilizar o LinkedIn como canal de sucesso para marcas B2B.

As mídias sociais e a popularização do LinkedIn nos últimos anos, ampliaram o escopo das conversas profissionais, permitindo que as pessoas discutissem tópicos e compartilhassem conteúdo que antes ficava restrito à vida real. É possível perceber um grande aumento de pessoas compartilhando sua experiências para influenciar, ajudar e inspirar os outros, especialmente no LinkedIn.

Com 29 milhões de usuários apenas no Brasil, o LinkedIn está no topo das ferramentas de mídia social mais utilizadas. Longe de ser uma plataforma feita apenas para encontrar oportunidades de emprego, a rede social evoluiu, tornando-se um canal de conteúdo que permite que as marcas criem conexões segmentadas, gerem leads de melhor qualidade, reforcem o relacionamento com os clientes em potencial e melhorem a visibilidade da sua marca.

Algumas dicas para marcas B2B se posicionarem no Linkedin:

Conteúdo direcionado = público qualificado

Os usuários do LinkedIn tendem a interagir com pessoas e empresas do seu mesmo segmento de mercado, ampliando seu conhecimento e sua rede de contatos. Por isso, quando sua marca produz e compartilha o tipo de conteúdo que suas conexões desejam ver, é muito mais provável que elas se envolvam com esse conteúdo e se tornem defensores que compartilham suas ideias com outras pessoas. Por mais que um conteúdo pareça extremamente específico, sempre haverá um público interessado nele.

Além disso, é preciso destacar o potencial de segmentação de mídia do LinkedIn. Com o conteúdo certo e a seleção de público correta, os anúncios pagos têm muito mais chances de serem certeiros e atingirem o seu público alvo.

Esse conteúdo, por sua vez, é compartilhado e visto por pessoas que estão fora da sua rede e quanto mais valor específico possuir, mais vezes ele será compartilhado, até mesmo por pessoas que ainda não seguem a sua Company Page, o que garantirá muito mais alcance e influência no LinkedIn.

Conte histórias e torne-se mais humano

Com a grande quantidade de marcas no LinkedIn, estar presente e publicar conteúdos triviais não é mais suficiente. A sua Company Page é a oportunidade perfeita para contar histórias envolventes sobre a sua empresa e sobre o seu segmento. Para fazer isso, aposte em recursos de imagens, vídeos, infográficos e dados que realmente captem a atenção das pessoas.

Tudo na vida é sobre relacionamentos e nas redes sociais não seria diferente. Os usuários tendem a se identificar e fazer negócios com marcas que “mostrem o rosto”. Dessa forma, a otimização da sua Company Page no LinkedIn precisa contar com imagens de pessoas reais, bastidores e fotos da equipe que garantam personalidade à sua marca e a diferenciem da concorrência.

Produza conteúdo exclusivo para a plataforma

Cada rede social possui seu público específico, suas diferenças e particularidades. Por isso, é imprescindível que sua marca produza um conteúdo exclusivo para cada uma delas. Certamente, o conteúdo imaginado para o Facebook, não terá as mesmas estratégias do que o conteúdo imaginado para o LinkedIn, por exemplo.

Além disso, é preciso levar em conta as diferenças das dimensões dos layouts, pois cada ferramenta possui formatos específicos. Produzir o mesmo conteúdo e replicá-lo em todas as plataformas não apenas é uma estratégia preguiçosa, como ineficaz. Tanto o lado estético, quanto o lado do conteúdo ficam comprometidos, assim como a possibilidade de atrair leads qualificados e interessados no seu conteúdo.

 

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