Menu
Rua Otto Benack, 300 - Sala 2
Bom Retiro - Joinville / SC Ver No Mapa
PLUGGED • 10/10 • Marketing de Conteúdo

A importância do branding na era digital

Por
Mayara Pabst

O que toda marca quer é fazer parte da vida do seu cliente. Estar inserida no dia a dia dele, ser lembrada, reconhecida e, é claro, consumida. Sabe qual é o melhor caminho para que a sua empresa alcance esta conexão? Um planejamento de branding

Na era do imediatismo, da transparência empresarial e da preocupação social e ambiental, consumidores estão em busca de marcas autênticas e verdadeiras. Descubra a importância do branding na era digital e saiba como a sua empresa pode encontrar a essência que vai conectá-la ao seu consumidor.

O que é branding?

O branding é um planejamento a longo prazo, pensado para tornar uma marca mais atrativa, mais desejada, positiva e presente na mente do consumidor. Envolve ações relacionadas à marca em si e seu posicionamento, assim como sua conexão com o público

O papel do branding é despertar sensações e criar conexões que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra.

Uma marca única

Uma marca autêntica é o que diferencia empresas de sucesso de muitas outras que caem no esquecimento. Se a sua empresa tem valores concretos e um propósito que irá guiar suas ações, tal imagem será refletida em todos os canais da marca, chegando até o seu público alvo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando uma marca conecta-se verdadeiramente com seu consumidor, até mesmo a percepção de preço pode mudar. Durante o levantamento, 67% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecta com eles e pagar a mais por isso, já que enxergam valor nesta aquisição.

Importância do branding na era digital

Credibilidade, identidade e visibilidade são palavras-chave na era do branding digital. Em um mundo hiperconectado, o consumidor tem muito mais independência e por diversas vezes ele é capturado em micro-momentos. Por essa razão, nos dias atuais o papel do branding é mais relevante do que nunca. O branding constrói aquilo que capta a atenção do consumidor, fidelizando-o e tornando-o um verdadeiro fã. 

No cenário digital não há espaço para marcas invasivas ou sem personalidade. O público consumidor está cada vez mais informado e exigente, o que o leva à busca por marcas com as quais ele genuinamente se identifica. Autenticidade, personalidade e identidade nunca foram tão importantes e é por meio do branding que esta construção acontece. 

Como construir um planejamento de branding?

Para esse tipo de trabalho não existe um método específico, mas sim uma maneira de pensar. É uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de marketing, design, administração, psicologia e propaganda, trabalhando os valores que representam sua empresa e que vão consolidá-la no mercado. Para te guiar nesse processo, reunimos alguns passos essenciais.

Saiba o que a sua marca representa

Propósito, promessa, atributos, missão, visão e valores consistem no posicionamento de sua marca. Eles devem ser claros para você e para o seu público. Somente desta forma a comunicação acontecerá de maneira efetiva, promovendo identificação e engajamento. 

Tenha uma identidade marcante

As cores e o logotipo da sua marca precisam marcar a mente do consumidor. Mais do que um visual chamativo, porém, é preciso criar um universo para a sua marca, com o qual o cliente possa se relacionar. Este universo envolve símbolos, tipografia, ilustrações, ícones, logotipo, cores, tom e voz.

Avalie os stakeholders da sua marca

O primeiro passo é mapear todas as instituições e indivíduos envolvidos no círculo de compra e negócios de sua empresa. E quando falamos em mapeamento, não basta citar cada um dos stakeholders. É preciso efetivamente entendê-los e criar estratégias que aproximem a sua empresa de cada um deles. 

Ação estratégica

O planejamento de conteúdo da sua marca deve refletir o branding em si. Um conteúdo autêntico e original ajuda a sua empresa a se destacar e faz com que ela ganhe autoridade no meio em que está inserida. Esta é a maneira como você transmite o seu propósito, que deve ser claro e relevante para o seu público alvo.

Quer saber mais sobre planejamento de branding e planejamento estratégico de marketing? Entre em contato com a Volts Digital e descubra como o seu negócio pode ir muito mais longe.

Compartilhe este post:
Vamos Começar um Orçamento? Como Podemos Ajudar?