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PLUGGED • 13/05 • Marketing Digital

Branding: faça sua marca ser lembrada

Por
Gislaine Xavier

Se você analisar, vai perceber que muitas pessoas preferem os produtos de determinada empresa mesmo que os concorrentes ofereçam itens idênticos e, algumas vezes, com preços mais acessíveis. Apple, Coca-Cola e Nike, por exemplo, são as favoritas de muitos consumidores em seus nichos de atuação. Mas você sabe o que faz com essas marcas sejam mais lembradas do que as outras? A estratégia de branding. E nós preparamos este conteúdo para que você entenda a importância do branding, para o fortalecimento do seu negócio, e faça a sua marca ser lembrada.

O conceito de branding

Branding é o conjunto de ações realizadas na construção e na gestão de uma marca. Sabe aquele jingle do comercial de TV que nunca sai da sua cabeça, ou o aroma que faz você identificar a marca, apenas ao passar em frente à loja? Essas ações são pensadas estrategicamente, para criar um espaço para a marca na cabeça das pessoas. Elas despertam memórias e sensações, criam conexões conscientes e inconscientes, que são determinantes na hora de escolher um produto ou serviço.

Brand strategy

A importância do branding no mercado atual

É por meio de estratégias de branding que uma marca se torna forte, consolidada e valorizada. Se as pessoas entendem a sua marca e se identificam com os seus valores e com o seu propósito, darão preferência às soluções que a sua empresa oferece. Para isso acontecer é preciso estabelecer uma conexão entre a sua marca e o seu público-alvo.

Um tempo atrás, a gestão de uma marca utilizava a publicidade em rádio, jornal, TV e revistas para posicionar e fortalecer uma empresa no mercado. Hoje, com o marketing digital, é possível se conectar com o público-alvo em sites, aplicativos e buscadores, com campanhas segmentadas e um custo relativamente mais baixo, o que pode trazer um retorno rápido para o seu negócio.

Marketing Digital

Como o branding pode fortalecer os seus negócios

Construir uma marca forte sempre foi importante. Mas ao considerar as mudanças de comportamento dos consumidores e o momento atual, em que  89% dos brasileiros estão online, é possível perceber que as estratégias de branding no meio digital além de vitais, trazem muitos benefícios:

  • Definição de presença online: usuários online são independentes e com a informação muito mais acessível, se tornaram muito mais exigentes. Uma marca bem elaborada é essencial para destacar seu produto ou serviço da concorrência.
  • Maior controle sobre sua reputação online: todo usuário tem acesso a opiniões de outras pessoas, o que influencia fortemente nas suas decisões de compra. Se a sua marca é uma presença ativa no meio digital, é muito mais fácil reforçar sua reputação e gerenciar eventuais crises nas mídias sociais.
  • Fidelização de clientes: o relacionamento de um consumidor online nunca termina após uma venda. Uma boa estratégia de branding possibilita converter clientes casuais em verdadeiros defensores da sua marca.
  • Propagação orgânica: além das mídias próprias e de plataformas pagas, uma forte marca digital tem a vantagem da propagação orgânica, como comunidades e divulgadores da marca (os próprios clientes fidelizados).

Faça a sua marca ser lembrada

O primeiro passo para fazer com que a sua marca não saia da cabeça das pessoas é criar um planejamento estratégico de branding. É preciso entender o seu público-alvo, criar uma identidade visual, escolher o tom de voz adequado, elaborar a sua proposta de valor, além de se relacionar bem com os seus clientes. As mídias sociais podem ser grandes aliadas, especialmente para a construção de conhecimento e de fortalecimento da marca. 

Esse processo requer ajuda de profissionais experientes, que irão utilizar técnicas de comunicação, design e marketing para desenvolver a uma estratégia que realmente atenda os interesses do seu  negócio e impacte nos seus resultados.

Algumas vezes o caso é de reestruturar a identidade de uma empresa, o rebranding. Ele é indicado para aqueles que desejam rever o seu posicionamento, repensar a sua essência, agregar novos valores ou abraçar uma uma causa. É o que várias empresas vêm fazendo, para incentivar o isolamento social, uma das medidas aconselhadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao coronavírus.

O Mercado Livre, plataforma de marketplace, mudou temporariamente sua identidade visual para promover o distanciamento durante a pandemia. A companhia adotou o slogan "Juntos. De mãos dadas, ou não". A frase clássica da marca Burger King "Home of the whopper" (A casa do Whopper) virou "Stay Home" (Fique em casa). E assim, muitas outras empresas estão atualizando o seu posicionamento no combate ao Covid-19 e com certeza serão constantemente lembradas e aplaudidas pela atitude.

Conte com ajuda de especialistas

Para ajudar você nesse novo planejamento, conte com profissionais qualificados, que alinhem a estratégia da sua empresa à identidade da marca perante o público-alvo.

Com 20 anos de know how, a Volts já ajudou muitas empresas a entender seus consumidores, conectá-los com suas marcas e expandir o potencial do seu negócio. Quer fazer sua marca ser lembrada? Clique aqui e nós entramos em contato com você!

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