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PLUGGED • 21/05 • Marketing Digital

A verdade sobre entregar produtos e serviços de qualidade

Por
Gislaine Xavier

Todo mundo fala que um dos principais fatores de sucesso para qualquer tipo de negócio é a qualidade do que está sendo oferecido. Como também, falam que é importante considerar a percepção do consumidor em relação ao produto. E nós decidimos ir além e falar a verdade sobre entregar produtos e serviços de qualidade.

O que é qualidade?

Vamos começar entendendo melhor esse conceito. Ela pode ser definida como quão bem um produto ou serviço faz aquilo que ele se propõe a fazer. Porém, cada consumidor pode ter a sua ideia de qualidade. Para ir mais afundo, sugerimos a leitura do livro As Oito Dimensões da Qualidade: Para descobrir as expectativas do Cliente, de David A. Garvin.

Para simplificar, pense no que você avalia ao adquirir um produto. Provavelmente, você observa a durabilidade, o desempenho, a confiabilidade da marca, a aparência e até mesmo o atendimento na hora da compra. E se a compra for online, você fica atento às condições de entrega e depois nos serviços de assistência e atendimento ao cliente.

A verdade sobre entregar produtos e serviços de qualidade

Mesmo atendendo todos os requisitos acima, o seu produto ou serviço pode não alcançar o mais importante selo de qualidade: o coração dos clientes. Sabe por que isso acontece?

Hoje em dia, quando alguém pensa em comprar algum produto ou serviço, pesquisa em blogs, canais no YouTube, páginas em redes sociais e outros canais. Quase 100% das pessoas confiam nas recomendações sejam elas de amigos, de familiares e até mesmo de desconhecidos. Um comentário ou uma avaliação em um site pode ser um fator persuasivo na hora de efetuar uma compra tanto online quanto offline.

Com o acesso ilimitado a informações da marca as exigências mudaram. Se entregar produtos e serviços que atendessem às expectativas dos clientes era uma vantagem competitiva, agora é o mínimo que a sua empresa pode fazer.

Quando você trabalha para melhorar a qualidade do que oferece, ganha confiança e lealdade e faz com que os consumidores valorizem a sua marca. Do contrário, imagine qual a reação de um consumidor ao não ser bem atendido, ter sua compra extraviada ou ao ser surpreendido por um produto que não cumpre o que dizia na descrição.

A verdade é que entregar produtos e serviços de qualidade tornou-se uma questão de sobrevivência do seu negócio e o teste de qualidade passou a ser a experiência do consumidor. Logo, quanto melhor a qualidade do seu produto ou serviço, melhores serão os comentários, as recomendações e o reconhecimento dos usuário. O que também resulta em aumento de vendas, validação e credibilidade para sua marca.

Desafio para fazer uma entrega de sucesso

A qualidade começa muito antes da entrega do produto ou do serviço. Portanto é preciso criar um bom planejamento do caminho que o consumidor percorre até fechar um pedido de compra.

Chamamos esse caminho de jornada do cliente, ela inicia com as primeiras interações com a marca (seja em atendimento, conteúdo online ou até mesmo um material impresso) e vai até as ações de pós-venda para fidelização do cliente.

Com essa estratégia, é possível perceber que as necessidades do consumidor mudam à medida que ele vai adquirindo informações relacionadas à compra do produto.

É importante estabelecer um relacionamento, que leve o cliente a percorrer as três etapas da jornada, considerando que cada uma tem ações e conteúdos alinhados à estratégia da empresa. Quer ver como acontece?

Na primeira etapa da jornada, o cliente recebe informações gerais, para que você possa identificar o problema e oferecer uma solução. Na segunda, é hora de mostrar como o seu produto pode, realmente, atender e superar as expectativas dele. E na terceira e última etapa, você tem a oportunidade de convencer o cliente de que a sua empresa é a melhor opção para ele no mercado.

Esse relacionamento precisa ser estruturado por profissionais especializados em marketing, que tenham de um conhecimento profundo sobre a solução que o produto ou serviço oferece e pensem estrategicamente em cada um dos três estágios da jornada de compra. A Volts pode ajudar você a superar esse desafio e além de criar uma experiência incrível para o seu cliente, pode reforçar a imagem da sua marca no mercado. Vamos conversar?

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