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PLUGGED • 17/07 • Conversão

O que é um CTA e qual sua importância?

Por
Mayara Pabst

Se você trabalha com marketing, já deve ter ouvido falar em CTA, mas para quem não é do ramo a sigla representa uma grande incógnita. Afinal, o que é um CTA e qual sua importância? A gente explica: CTA é a abreviação de “call to action”, ou seja, chamada para uma ação. E por que sua empresa precisa de um (ou vários)? Você vai descobrir logo abaixo.

Importância do CTA

Em estratégias de marketing, ações que visam converter o usuário são colocadas em prática a todo o momento. Quando falamos em conversão, entende-se que um usuário pode ser convertido de diferentes maneiras: ao clicar em um link, acessar uma Landing Page, fazer o download de um e-book, assinar uma newsletter, compartilhar, curtir, seguir, comprar um produto ou serviço e por aí vai. O que todas essas ações têm em comum é a utilização de um CTA.

O CTA é o ponto crucial em sua estratégia de conversão. É por meio deste recurso que você pode levar o usuário de sua página e consumidor a realizar determinadas ações. Por essa razão, o CTA representa um importantíssimo elemento em sua estratégia de marketing.

Além de possibilitar uma conversão clara, o CTA também contribui para a usabilidade do seu conteúdo, aumenta o tempo de navegação do usuário em seu site, pode funcionar como uma ótima ferramenta de captura de dados e serve para medir o sucesso e engajamento de usuários em sua estratégia. Tudo depende de como você vai aplicá-lo.

Tipos de CTA

Agora que você já sabe o que é um CTA é preciso saber que esta ferramenta adapta-se constantemente. Muito além de simples links, CTAs podem aparecer no formato de botões, banners, texto e outras versões. E independentemente de que como ele aparece, o CTA deve sempre cumprir objetivos claros , direcionando o usuário para exatamente o que prometeu.

Para definir que tipo de CTA você deve utilizar em cada ação, é possível partir da análise do perfil do seu consumidor e da etapa do funil na qual ele se encontra.

  • No topo do funil, quando a intenção é nutrir o lead com o maior número de informações, um CTA eficaz pode ser convidar o usuário a seguir sua empresa nas redes sociais. 
  • No meio do funil, quando a intenção é converter leads em prospects, é hora de obter mais informações sobre o seu possível consumidor. Por meio de um CTA você pode encaminhá-lo para uma Landing Page onde o usuário irá fornecer dados em troca de materiais ricos.
  • Já no fundo de funil, quando a intenção é fazer com que o usuário torne-se um consumidor, a coleta de informações mais precisas (como número de telefone, por exemplo) e o contato direto com a equipe de vendas podem ser encaminhados por meio de um CTA.

Quando utilizar CTAs

Sempre que você quiser fazer um convite ao usuário do seu site, você o fará por meio de um CTA. Se este convite não estiver claro, o usuário pode perdê-lo no meio do conteúdo, por isso os CTAs precisam ser visíveis e relevantes para o visitante de sua página.

Como fazer CTAs que funcionam

Para alcançar boas métricas de conversão é preciso ter em mente o seguinte: o que o seu usuário está procurando, como ele chegou até a sua página e o que ele pretende encontrar. Dessa forma, as chances de você ter uma estratégia assertiva são grandes. 

Aspectos estéticos, como a apresentação do CTA, cores, design e até a configuração do texto também impactam resultados e devem ser pensados estrategicamente. 

Para medir o desempenho de um CTA, você pode analisar o CTR (sigla em inglês que significa Click-Through Rate). Essa métrica mostra uma relação entre quantas pessoas clicaram no CTA e quantas tiveram contato com ele. Quer saber mais sobre maneiras de converter o usuário da sua página e potencializar vendas? Entre em contato conosco e aprimore sua estratégia de marketing.

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