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PLUGGED • 04/06 • Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: o que é, para que serve e quais são as razões para investir

Por
Gislaine Xavier

Provavelmente você já ouviu o termo marketing de conteúdo, mas você sabe o que ele realmente significa, para que serve e por que a sua empresa precisa investir nisso? Continue a leitura e encontre as respostas para todas essas perguntas neste conteúdo que preparamos para você.

O que é o Marketing de Conteúdo

Vamos direto ao ponto, marketing de conteúdo é a estratégia de criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Mas não estamos falando de um amontoado de palavras, falamos de assuntos que atraem clientes para sua empresa de forma natural, ajudam durante o processo de compra e mantém o relacionamento com o cliente após a venda. Esse conteúdo pode ser utilizado para propagar a sua marca em diversos formatos, como em posts em blog, newsletter, e-mail marketing, e-book, infográficos, vídeos e redes sociais. 

Para que serve o Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem sendo cada vez mais valorizado na internet, ainda mais agora que os usuários estão sempre atentos ao posicionamento das marcas no mercado. Antes de qualquer coisa, as pessoas procuram conhecer o produto, analisam a experiência de outros consumidores com a marca e acompanham a maneira como ela se posiciona ou se ausenta diante dos fatos nas mídias digitais. Nesse ínterim, está o marketing de conteúdo para atrair, envolver as pessoas e gerar valor para sua marca com conteúdo relevante.

Só para ilustrar, conheça a Lia:

Lia é uma pessoa fitness, se interessa por alimentação e corpo saudável. Ela costuma pesquisar na internet a respeito dos benefícios da prática de exercícios físicos e também receitas saudáveis. Um dos resultados encontrados foi um artigo publicado no site de uma academia, próxima da sua casa, que ela nem tinha conhecimento. Ele trata exatamente sobre os interesses de Lia.

Ao acessá-lo, Lia foi convidada a fazer o download de um e-book. Para isso, ela precisou realizar um cadastro no site da academia e informar o seu endereço de e-mail e telefone. Dias depois, um funcionário da academia entrou em contato com ela. No contato, ele apresentou os serviços oferecidos pela academia. E foi o diferencial, a assistência de um nutricionista, que conquistou a inscrição de Lia. 

Isso é o que marketing de conteúdo faz, ele utiliza as informações de preferências expostas pelos leads ou clientes e gera vendas. Se essa história continuasse, o próximo passo seria investir na educação da Lia (cliente) para o consumo de outros serviços. Em outras palavras, investir na geração de conteúdos que possibilitem entender a importância das demais modalidades, para manter o interesse da cliente e gerar novas compras.

Agora, se você ainda não entendeu quais as grandes vantagens de uma estratégia de marketing de conteúdo, vamos mostrar ainda mais explicitamente quais são as razões para investir em marketing de conteúdo.

Por que a sua empresa precisa investir em Marketing de Conteúdo

A sua empresa precisa investir em marketing de conteúdo, porque é essencial para atração e retenção de clientes. Oferecendo um material atrativo, educativo, que agregue valor para seus visitantes do seu site ou perfil e divulgando-o de maneira eficiente, a sua empresa pode obter os seguintes resultados:

  • Mais visibilidade da sua marca na internet
  • Maior engajamento com a marca
  • Aumento de tráfego no site em busca de material educativo
  • Redução do custo de aquisição de cliente
  • Conquista de embaixadores da sua marca
  • Aumento nas vendas

A melhor parte é que o marketing de conteúdo possibilita mensurar todos esses resultados. Portanto toda a estratégia é baseada em números. Assim fica mais fácil avaliar como o conteúdo está sendo consumido e quantificar o (ROI) retorno sobre o investimento.

Percebeu tudo o que o marketing de conteúdo pode fazer pela sua empresa? Então, o seu próximo passo é confiar a criação de toda estratégia de conteúdo a uma equipe capacitada em planejamento, desenvolvimento, monitoramento e mensuração dos resultados gerados pelo seu conteúdo. Nós, da Volts, somos a parceria ideal para sua empresa. 

Fazemos o planejamento de conteúdo a fim de alcançar objetivos estratégicos da sua empresa. Para isso, elaboramos pautas e gerenciamos a publicação dos conteúdos, sempre alinhados com a sua necessidade. Nossos conteúdos são produzidos, considerando o momento da jornada de compra do cliente e em todos aplicamos as melhores práticas de SEO. Estabelecemos indicadores de desempenho para cada um dos objetivos que foram definidos. Assim, mais que medir podemos potencializar os seus resultados, porque nossas estratégias digitais são pensadas para que a sua empresa possa ser encontrada por quem realmente interessa para o seu negócio. E então, vamos conversar?

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