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PLUGGED • 29/08 • Marketing de Conteúdo

3 estratégias que utilizamos para produção de conteúdo em blogs

Por
Paula Leão

Apesar de muita gente achar o contrário, um blog é uma das ferramentas mais poderosas para estar mais perto do público. Sim, vídeos e outros formatos de conteúdos podem até ser mais atrativos e envolventes em um primeiro momento. Contudo, quando se trata de aprofundar e fornecer informações sobre um assunto, indo além do básico, o blog é o caminho ideal. Confira 3 estratégias que utilizamos em blogs.

De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, empresas que usam blogs como parte de seu mix de marketing de conteúdo obtêm 67% mais leads do que aquelas que não o fazem.  Além disso, o blog também pode direcionar o tráfego para o site da sua empresa.

Quanto mais conteúdo (artigos, palavras-chave e estratégias de SEO) você apresenta nos resultados dos mecanismos de busca, mais tráfego você recebe para o seu site. Unindo um conteúdo de qualidade às estratégias certas, as chances de construir um blog de sucesso são ainda maiores.

Como fazemos isso?
Ficando mais próximo do público

Um blog é o ângulo humano do seu negócio, é o lugar onde a marca encontra sua voz e pode se comunicar de maneira próxima e afetiva com o público. No blog da Lepper, uma das marcas de cama, mesa e banho mais tradicionais do país, que acumula mais 100 anos de experiência no ramo, desenvolvemos uma comunicação que entende e atende as necessidades dos leitores.

Entre as estratégias utilizadas, tornar-se um canal educativo ao público, indo além de um canal para SAC e adentrando aos limites de um ambiente educativo, foi a premissa utilizada para todos os pontos de contato da marca. Seguindo essa linha, o blog é construído por meio de publicações semanais que além de levarem informações relevantes sobre a marca, ensinam soluções criativas para o dia a dia dos leitores.

Existe uma preocupação real em oferecer um conteúdo que seja relevante, sem a necessidade de falar sobre produtos. Com tutoriais, DIY e posts sobre tendências que respeitam uma frequência de publicações, a Lepper se aproxima do leitor e ao mesmo tempo se posiciona como autoridade no segmento.

Uma das publicações mais acessadas do blog com 2871 acessos únicos. Confira!

Adaptando o conteúdo

Preocupada em oferecer um conteúdo denso e de qualidade para o público, a Nord West, indústria catarinense de tecnologia em plásticos, investiu na criação de um conteúdo específico e técnico. Foi necessário adaptar o conteúdo, antes mais básico, para o nível do leitor.

Desenvolvemos a pirâmide polimérica da Nord West e criamos um post blog com informações técnicas para cada grupo de polímeros.

A Nord West entendeu que seu cliente não era alguém que procurava por informações básicas sobre polímeros e injeção plástica, mas sim um leitor mais preparado e que buscava um conteúdo específico. Por meio dessa estratégia foi possível atrair um público mais qualificado e em um estágio mais avançado no ciclo de vendas.

O processo de construção de um conteúdo de nível técnico é feito de maneira co-criada. O cliente envia as informações, referências e define os objetivos da publicação. A agência, por sua vez, adapta e escreve esse conteúdo de uma maneira mais atrativa (dentro dos critérios de comunicação pré-estabelecidos) e considerando as estratégias de SEO.

Investindo na visibilidade do conteúdo produzido

Para que o seu blog tenha boas estatísticas de acesso, além de um bom trabalho de conteúdo e SEO, é preciso investir na maneira como esse conteúdo é disseminado. O Grupo Rainbow, representante no Brasil do revolucionário aspirador Rainbow, possui uma estratégia de divulgação para o blog.

Com envios de email marketing agendados, os usuários cadastrados na base de contatos recebem informações sobre as atualizações do seu blog, uma excelente maneira de manter um relacionamento com o público, lembrando, frequentemente, que a marca “está ali” e ainda oferecendo um conteúdo de qualidade.

Além do e-mail, o Grupo Rainbow também distribui o conteúdo do blog nas redes sociais da marca. As redes sociais são a voz do blog e uma excelente forma de expor sua empresa a um novo público que talvez ainda não o conheça. Além disso, poucas ferramentas tem a capacidade de compartilhamento e viralização que as redes sociais têm, portanto, é indispensável que você se torne ativo e divulgue o conteúdo nessas plataformas.

Qual a melhor estratégia?

Lembre-se: A melhor estratégia não é a que você acha que funciona, é sim a que fala diretamente com seu público e que aumenta as possibilidades dele chegar até você. Isso é definido com base, além dos objetivos, no posicionamento digital da sua marca, que precisa ser coerente e assertivo.

Quer saber mais sobre como a Volts Digital pode te ajudar a construir esse posicionamento? Entre em contato conosco e confira nosso trabalho nos blogs citados neste post!

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