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PLUGGED • 04/09 • Conversão

Como o WhatsApp Marketing pode estreitar a relação entre corretores e compradores no mercado imobiliário

Por
Mayara Pabst

Nas imobiliárias em Joinville, mais do que ter habilidade em vendas ou convencimento, um bom corretor precisa ser um bom ouvinte. Entender a demanda do cliente é de extrema importância para que exista assertividade na busca por um imóvel e quanto maior a aproximação entre cliente e corretor, mais chances de acertar em cheio no imóvel ideal. Neste cenário, o WhatsApp entra como uma ferramenta riquíssima de aproximação e permite estreitar a relação entre corretores e compradores.

Atualmente, 87% das pequenas e médias empresas que usam o WhatsApp acreditam que o aplicativo ajuda na comunicação com os clientes e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento dos seus negócios. Sua empresa já utiliza o WhatsApp para contato com clientes? Quer otimizar a utilização desta ferramenta? É só acompanhar as próximas recomendações.

WhatsApp pessoal ou WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta voltada para a comunicação entre empresas de pequeno ou médio porte e seus clientes, mas não quer dizer que seja a ferramenta perfeita para todos os tipos de negócio. Entre suas principais vantagens, o WhatsApp Business permite:

  • o acesso a uma pequena automação, com a programação de respostas rápidas para perguntas frequentes;
  • classificação de contatos;
  • acompanhamento de estatísticas sobre as mensagens lidas;
  • possibilidade do cadastramento em funcionalidades que permitem à sua empresa o disparo de mensagens em campanhas de marketing.

Para utilizar o app, basta fazer o download e ter um número exclusivo para ele. Ou seja, o número não pode estar vinculado a nenhuma outra conta (seja ela business ou particular). E por esta razão, quando tratamos da comunicação entre corretores e clientes, a utilização do WhatsApp Business pode se tornar inviável.

Na comunicação com os clientes, cada corretor precisa ter o seu próprio número e o WhatsApp Business empresarial é apenas um. Apesar das vantagens do aplicativo, é preciso avaliar a viabilidade de sua utilização.

No caso da utilização do número pessoal de corretores para o contato com clientes, por outro lado, alguns cuidados também precisam ser tomados. A foto de perfil no WhatsApp deve transparecer uma imagem profissional e é preciso muita cautela para que assuntos profissionais e pessoais não acabem se misturando. Uma vez que o cliente terá seu número, é preciso também estabelecer limites, como o horário do envio de mensagens. Limite o contato às horas comerciais e instrua o seu cliente a fazer o mesmo. Dessa maneira, evita-se que qualquer pessoa seja incomodada em momentos inoportunos.

Vantagens do uso do WhatsApp

Antes de mais nada, o WhatsApp é uma ferramenta totalmente gratuita e difundida mundialmente. Não importa qual é o seu público alvo, você provavelmente vai conseguir se conectar com ele por meio do aplicativo. Este é um canal no qual o seu cliente pode tirar dúvidas e se aproximar de sua empresa de forma única. Ser atendido com rapidez, educação e eficiência ganha qualquer cliente e o WhatsApp pode ser a ferramenta perfeita para fazer isso acontecer. 

Por essa razão, quando falamos em WhatsApp Marketing, algumas estratégias entram em ação para a conexão, relacionamento e conversão de possíveis leads, principalmente em meio e fundo de funil.

Desde o primeiro contato, o WhatsApp torna-se uma ferramenta riquíssima, já que além de falar diretamente com o seu consumidor você pode nutrí-lo com conteúdos ricos, imagens, áudios, vídeos, arquivos e outros materiais relevantes. Nesta etapa, quando o usuário ainda está no meio do funil, é preciso trabalhar com conteúdos certeiros e alinhar o diálogo com o seu potencial consumidor. Se você sentir que ele não está disposto a manter um diálogo, não adianta insistir.

Já na etapa de vendas, o WhatsApp Marketing pode ser utilizado para um contato mais próximo ao potencial lead. Se uma pessoa está interessada em casas para alugar em Joinville, por exemplo, depois de visitar imóveis, a equipe comercial de sua empresa pode organizar uma videoconferência com o cliente, para tirar dúvidas e alinhar pontos de negociação. Até mesmo no pós-vendas essa estratégia pode funcionar bem, com o SAC e a nutrição por meio de conteúdos exclusivos.

Principais cuidados e restrições

O Whatsapp tem uma taxa de abertura de 70%, o que significa que o seu cliente provavelmente vai abrir a sua mensagem. Isso não quer dizer, contudo, que a sua empresa tem o direito de encher a caixa de mensagens dele. Outro ponto que merece atenção é que o WhatsApp é um canal muito pessoal e quando você faz contato com uma pessoa sem a solicitação dela pode acabar causando uma situação desconfortável. Por essa razão, é preciso seguir uma estratégia bem direcionada ao adotar o WhatsApp Marketing.

Com bom-senso, práticas alinhadas e estratégias consistentes, o WhatsApp pode ser a ferramenta perfeita para que a sua empresa se aproxime de possíveis prospects, alinhe expectativas com os clientes e aumente o número de vendas. Se a sua empresa ainda não utiliza esta ferramenta, vale a pena analisar o cenário para a implantação de estratégias de WhatsApp Marketing.

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